CASA SLOPER E MESBLA MEIER
Até os anos 40, o Méier foi a "capital dos subúrbios", e seus cinemas, teatros, café, clubs, lojas bondes e trens fizeram a geógrafa Maria Therezinha Segadas a classificar como segundo subcentro carioca, atrás de Copacabana, nos anos 60. Foi desancada então por Madureira, que é o subcentro metropolitano mais importante. Ao Méier, ficou a categoria abaixo na hierarquia urbana oficial do nosso Plano Diretor municipal, de "centro regional" (assim como Tijuca, Ipanema ou Taquara).
.
O Rio de Janeiro ainda estava se adaptando a ser um estado da Guanabara, e as mudanças não paravam. O carro ganhou espaço e viadutos por toda a cidade, e a rua Hermengarda passou a conectar, nos anos 60, a Dias da Cruz à nova Avenida Central do Brasil, atual Marechal Rondon. Com isso, o cruzamento onde se situa o "Leão do Méier" ganhou o movimento que conhecemos, e o bairro ganhou um novo eixo "central" do ponto de vista automobilístico. A estátua do Leão só apareceu ali após o centenário do bairro, em 1989.
.
Foi nessa nova Dias da Cruz que foi aberta a Casa Sloper do Méier. Fundada em 1899 na rua do Ouvidor, já era uma das principais lojas do varejo doméstico brasileiro quando ocupou o lugar da Sears & Roebuck, na rua Dias da Cruz 134. Na foto 4 a vemos nos anos 1980, e na foto 5 o edifício hoje em dia. A Sears, por sua vez, se mudou para o Shopping do Méier, onde hoje está a C&A.
.
E antes da Casa Sloper chegar no Méier no fim dos anos 60, a Mesbla já dominava a classe das imensas lojas onde se podia comprar de tudo. O prédio construtivo entre 1962 e 1964 se tornou uma referência espacial, tal qual seu icônico prédio com relógio da Rua do Passeio, no Centro. Uma das mais famosas marcas que já existiram no país deixou sua identidade visual mais clássica no nome do edifício Mesbla Méier, na Dias da Cruz, 155. Com o fim da Mesbla nos anos 1990, o nome do edifício na fachada virou História. Os grandes prédios de lojas viraram salas comerciais ou estacionamentos. Loja grande é loja custosa, e o mundo do comércio já é outro.
.
As coisas estão tão loucas em 2022, que a #Mesbla até voltou! Mas somente no formato online. Logo da Mesbla na rua? Só no #Méier!