UNIÃO ESPÍRITA SUBURBANA E ASYLO LEGIÃO DO BEM
Na rua Oldegard Sapucaia vemos um imóvel de bela fachada original da década de 20, onde funciona e recebe as sempre bem-vindas contribuições voluntárias um asilo para idosos mantido pela União Espírita Suburbana.
O Méier tem uma identidade forte com as organizações espíritas desde o seu início. Nos posts sobre o Dr. Dias da Cruz e Manoel Paiva (o "primeiro morador do Meyer") essa relação é mostrada, já que o bairro concentrava integrantes da Federação Espírita Suburbana na virada do século XIX para o XX.
Em 1916, um esforço de integração criou a União Espírita Suburbana (UES) sob a liderança de Manoel Fernandes Figueira e sediada inicialmente na rua Dias da Cruz, 177 (numeração antiga). Os trabalhos de caridade sempre estiveram entre as premissas do grupo, com o levantamento de fundos através de diversas ações (foto 1). Em 1922, a UES adquiriu o imóvel na rua Oldegard Sapucaia, então chamada de "Travessa Hermengarda". Antes do governo de Carlos Lacerda, a rua Hermengarda não era esse grande corredor de transportes que conhecemos hoje, e a Travessa era uma das ruas que davam acesso ao ponto alto da ladeira. Foi só nos anos 60 que ela foi rebaixada e a Joaquim Méier ganhou o viaduto que passa por cima da Hermengarda.
Conseguiram os recursos necessários para a reforma do edifício, onde vemos o projeto na foto 3 (disponível no acervo digital do Arquivo Geral), com inauguração em 1926 do novo "Asylo Legiao do Bem". Com as melhorias, aumentaram a recepção às "velhinhas desamparadas" da região, questão social sensível até hoje, à medida em que nosso envelhecimento médio aumenta. Aliás, o Méier é o bairro fora da Zona Sul que mais concentra população idosa atualmente. Além da ação social, a UES e o Asylo organizavam conferências que eram anunciadas nos jornais e destacavam ainda mais a centralidade religiosa do bairro enquanto nos tornávamos um subcentro da Cidade com o crescimento urbano.
A Instituição resiste no tempo, mantém parte da nossa história arquitetônica, e o voluntariado é o sustentáculo maior dessa trajetória! Vida(s) longa(s) ao Asilo Legião do Bem!