O SHOPPING MAIS ANTIGO DO BRASIL É O DO MÉIER, E TENHO DITO!
Quando eu era criança, tinha um Guiness Book - o livro dos recordes - de 1994. Foi nele que aprendi que o Shopping Iguatemi, de São Paulo em plena Faria Lima, era o mais antigo do Brasil. Hoje o Google ainda mostra essa meia-verdade. Se antiguidade é posto, precisamos reivindicar o nosso: o Shopping Center do Méier foi inaugurado em agosto de 1965, e o Iguatemi em novembro de 1966. O que aconteceu, então?
No final dos anos 50, o Méier já concentrava mais habitantes que muitas cidades brasileiras. O Imperator trazia atenção e visitantes de outros bairros, e a Dias da Cruz vibrava com uma circulação intensa de carros e ônibus. O Colégio Metropolitano se destacava com seu imenso terreno que já havia sido campo de futebol nos anos 20. Estanislau Zaremba, da família proprietária da escola e empresário, se une a Arlindo de Almeida para importar o conceito estadunidense dos Shoppings Centers.
O comércio de rua ainda fazia a população se deslocar muito qnd queria comprar, e esses novos centros não seriam somente destinados às compras apressadas. A ideia era tornar o espaço de consumo parte do lazer, onde as lojas tivessem uma lógica espacial e garantissem conforto com segurança para quem chegasse em seus carros. Tal inovação ainda era um risco para o padrão brasileiro, e o terreno do Méier diminuía as chances de prejuízo.
Em 1963 foram lançadas cotas populares a quem quisesse investir no projeto, e foi um sucesso! Qnd a inauguração ocorreu em 65, 42 lojas já estavam funcionando. Era incrível poder comprar desde "um alfinete até automóvel" no mesmo lugar, antes de um lanche na "Praça do Bob's". O governador Carlos Lacerda cortou a faixa, teve circo do palhaço Carequinha e desfile de calhambeques dos anos 20 na Dias da Cruz. Milhares de pessoas descobriam a arte de "bater perna" no sobe e desce das modernas escadas rolantes.
Pq não é nosso esse título de pioneiro? A ABRASCE (assoc. dos shop.), criado só nos anos 70, considerou o do Méier pequeno, e com divisão societária diferente dos padrões internacionais, e com isso o Iguatemi seria o 1° a se encaixar. Bem, tô nem aí pra isso!