CONFEITARIA JAPÃO
Espero que o tema de hoje, se for seu desconhecido, mude seu olhar pra um lugar central na passagem dos lados do Méier: rua 24 de maio 1359, frente passarela velha. Depois de passar muito tempo encoberto por um letreiro de loja, esse endereço desocupado expôs sua fachada de 1922 (foto 1), onde um rosto bigodudo e chapéu se destaca entre dragões asiáticos: esse é Manoel Maia (foto 2, 1924), tradicional comerciante do Méier durante toda a primeira metade do séc. XX, e sócio-proprietário das Confeitarias Japão, Moderna e Riachuelo, que se destacaram entre as tantas que davam o charme de princesinha suburbana ao bairro.
A Japão foi inaugurada em 1910 no ponto citado acima quando ainda era Dias da Cruz, 149 (fotos 3 a 5). Ainda não tinha a passarela, e a cancela de pedestres obrigava quase todo mundo a dar uma paradinha em frente. E o sucesso fez Manoel Maia abrir uma filial do outro lado da linha, na Archias Cordeiro 210, atual 296, em 1916: a Confeitaria Moderna (foto 6).
Ponto de encontro carnavalesco, as duas confeitarias estavam sempre entre as principais contribuidores das "batalhas de confetti", ao mesmo tempo em que produziam doces e banquetes chics em vários eventos. Pelas manhãs, fartas opções de café. Pela tarde, chopp gelado em reuniões de jogadores de futebol dos times locais, como Mackenzie e Japohema.
O oligopolio de Maia só cresceu com a urbanização suburbana, e em 1924 foi aberta a confeitaria Riachuelo (fotos 7 e 8), no início da 24 de Maio. As três formavam o colar de pérolas da "elite" suburbana que Lima Barreto tanto descreveu.
Nos anos 1950, as duas confeitarias filiais já haviam fechado, e os herdeiros da família Maia passaram o ponto da Japão adiante, até que outros comércios surgissem. Não sei em que pé anda a situação legal do prédio, mas sua fachada é um patrimônio desse Méier do comércio de rua, bondes e pedestres que fundaram nossa identidade. Compartilhe essa informação e valorize a história material do nosso país Méier enquanto ainda a temos!
#MeuPaisMeier #EmbaixadaMeyer #meier #meierrj #Suburbio #suburbano #memória #historiadorio #orioquenaovivi #riomemorias #rioantigo #diasdacruz