C. E. VISCONDE DE CAIRU
Depois da tormenta, agora voltamos em definitivo!
Vamos resgatar um pouco da história dessa referência de educação pública e movimento estudantil, o nosso Cairu!
Perseguir a origem dessa escola vai além de 1918, data oficial da fundação. Uma das raízes surge na rua Joaquim Méier como curso primário para rapazes, em 1914 se muda para o térreo da loja maçônica Cayru da rua Ana Barbosa, e em 1916 para a rua Dias da Cruz, esq.com Lopes da Cruz, onde depois seria o Metropolitano. Nesse local, ganhou o nome: Escola Profissional Visconde de Cayru.
Com esforços, conseguiram ser transferidos para um prédio na rua Felipo Cavalcanti, onde funcionava a outra instituição originaria da Cairu: a Escola Prof. Visitação, dirigida pela elogiada D. Olympia, que o pedagogo e ex-aluno Paschoal Lemme (foto 1 em 1913) descrevia como "uma mulata escura, cheia de corpo, que impunha facilmente a autoridade e a disciplina, ao mesmo tempo com energia e bondade". Em 1920, eram inauguradas as novas instalações, onde hoje é a E. M. Benevenuta Ribeiro (fotos 3, 4 e 5).
A partir desse momento, a escola começou uma trajetória de crescimento de alunos e cursos profissionalizantes que eram referência em todo o subúrbio. Suas vagas eram disputadas, e as exposições de alunos eram grandes eventos culturais para a área do Morro do Vintém. As oficinas eram equipadas com esforços, mas tb elogiadas nos jornais em 1929 (foto 6). O amplo prédio atual (foto 9) surge nos anos 50, com entrada pela rua Soares.
Em uma época onde a formação pedagógica ainda não era uma realidade entre os professores, chamavam a atenção quem ja pensava a Educação em seu sentido mais amplo, além da mera decoreba da época. Dos vários nomes, destacou-se o professor Teófilo Moreira da Costa, "de bigode hirsuto caído sobre a boca, homem simples e fala mansa" (foto 8). Além da didática, dedicava suas horas de lazer ao bem escolar. De tanto desgaste, adoeceu e faleceu em 1928, aos 49, causando grande comoção. Segundo a filha, uma das últimas perguntas foi: "e meus pequenos da Cairu?"
#meier #suburbano #subúrbio #RJ #historiadorio #embaixadameyer #MeuPaisMeier #orioquenaovivi #memoriacarioca