IGREJA NOSSA SENHORA DA GUIA E PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
.
Não estou aproveitando o espaço para juntar posts diferentes não. As duas são relacionadas entre si mesmo!
.
No fim do século XIX, a rua Adelaide (Pedro de Carvalho) partia da Dias da Cruz e terminava na rua do Mateus, depois Lins de Vasconcelos. Em 1900 foi lançada a pedra fundamental de uma futura igreja dedicada a N. Sra. da Guia, no alto da pequena colina que ficava em frente ao encontro das ruas. Até 1910, não passava de uma capela (foto 3). Em 1933, a congregação dos Servos de Maria direcionou o italiano Tiago Mattioli para assumir a igreja. A cidade crescia, mas a localização da igrejinha sobre a colina não era tida como favorável.
.
Com muitas campanhas de arrecadação de fundos, a Ordem conseguiu adquirir um terreno na rua Carolina Santos, esquina com Carijós, em 1934 (foto 5 aérea de 1928 com o terreno ainda vazio). Primeiro, instalaram um "Dispensario de N. Sra da Guia", e depois projetaram a nova igreja. O projeto foi feito por Ernesto Mancini, e adotou um estilo levemente gótico, com inspiração florentina na Chiesa dei Sette Santi Fondatori (foto 6), homônima do primeiro nome da atual "Sagrado": Dispensario dos Sete Santos Fundadores, consagrada em 1938 com grande cerimônia. A igreja só ficará pronta, de fato, no início dos anos 1950. A de N. Sra. da Guia continua também existindo até hoje.
.
Em 1943 as relações entre Itália e Brasil estavam sob estado de guerra, e para evitar problemas, Tiago Mattioli deixou seu cargo à disposição, o que foi aceito pela diocese. Assim, a Ordem dos Servos de Maria transferiu a igreja à congregação do Sagrado Coração de Jesus, oriunda do padre francês Leão Dehon. Em 1945, passa a se chamar "Igreja do Coração de Cristo Rei".
.
Foi somente em 1963 que se tornou a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus que hoje conhecemos. Desde então o entorno se verticalizou, o movimento aumentou, as gerações passaram. Mas a #Sagrado tem se renovado com muita presença de jovens e ações pela comunidade, fortalecendo laços entre moradores em uma das esquinas mais charmosas da região!
.
Um abraço especial aos professores do Pré-Vestibular Social da PSCJ #Méier!