IGREJA BATISTA DO MEYER E O PASTOR JOSÉ DE MIRANDA PINTO
O edifício localizado logo no início da rua Hermengarda é a parte que permanece em uma história que começa lá no século XIX, com a Igreja Evangélica Fluminense (IEF) da rua Camerino (foto 1), primeira congregação protestante com cultos em português no Brasil, de 1858 e fundada por escoceses. Em 1915, o missionário polonês Salomão Ginsburg convocou um brasileiro integrante da IEF para achar um novo ponto de pregação Igreja Batista fora da zona central. Adivinhem onde?
Sobre Ginsburg, uma curiosidade: ele era recém chegado dos EUA. Em 1912, fez uma viagem de Londres a Nova York. Tentou muito embarcar no incrível Titanic no dia 10 de abril. Não conseguiu, e se contentou com o Majestic, que saía antes. Ele chegou em NY no mesmo dia que o Titanic afundou.
Um galpão que serviu de redação do jornal O Subúrbio, no início da rua Dias da Cruz, marcou o ponto de partida da Igreja que ainda era vinculada a do Engenho de Dentro. Em 1918, mudaram-se para o número 79, e se tornaram a Igreja Batista do Meyer (foto 2). Muitos foram os pastores estrangeiros da Igreja, principalmente americanos.
Até que em 1934, assume a função o Pr. José de Miranda Pinto (com a familia na foto 5), e a igreja se muda para o templo da rua Hermengarda (foto 4). Os 30 anos de muitos serviços no pastorado e seminário Betel (foto 3 - fundado em 1939) do Pastor os credenciaram a ser nome do Colegio Estadual Pastor Miranda Pinto, na Praca Avahy, em 1971 (foto 6 em 1969) ao lado da G.Bernanos, já existente no Cachambi. O Pastor falecera 4 anos antes, em 1967. A antiga igreja é demolida e recebe o edifício Miranda Pinto, já utilizado pelo coral da Igreja Batista nos saudosos espetáculos das Janelas de Natal. Sua viúva Tabita era da Letônia, e fugiu quando a União Soviética a invadiu. Em 1946 se casou com Miranda Pinto, e desde seu falecimento deu continuidade ao trabalho do Pr. até os anos 2000, quando a idade a fez descansar (2010). Seu filhos, Benoni (falecido em 2021) e Neander Kraul, tb se formaram pastores.
Mais uma parte e um personagem importantes da história do nosso Méier de cada dia!
#Méier #EmbaixadaMeyer #IgrejaBatista #evangelicos #missionários