DIA DOS PROFESSORES: LUIZ GAMA FILHO E A UNIVERSIDADE SUBURBANA
Só existe professor quando temos alunos! Em tempos de guerra contra o conhecimento pedagógico, desconfiar de onde partem tantas acusações à nossa prática é o verdadeiro parabéns. Sou professor, e me descobri professor sendo aluno do Colégio Gama Filho nos anos 2000. A lembrança de hoje homenageia esse nosso atual deslugar!
O Gymnasio Piedade abriu em 1924 na rua Manoel Vitorino, 307 a 309 (foto 1). Nessa época de poucos alunos, elss se apresentavam à comunidade tocando em datas cívicas ou em exposições artísticas (fotos 2 e 3) e se expandiu para o 219 da mesma rua. Em 1932, virou filial de uma escola em Madureira (foto 4), mas viu o número de alunos minguar ao longo dos anos. Em 39, tinha só 136 alunos e 5 salas funcionando. Aí aparece Luiz Gama Filho, político e economista. Com 25 anos, comprou o Colégio e iniciou uma grande transformação na Piedade (fachada em 1935 na foto 5).
Em 1943, é a inaugurada uma das melhores piscinas (com participação da campeã Maria Lenk!) da cidade e insere o Ginásio Piedade no rol do esporte nacional, gerando equipes competitivas em cada vez mais esportes, com destaque ao Polo Aquático, que rivalizava com as melhores da cidade (como o Vasco). Com o sucesso da escola acompanhando a crescente vida política de Luiz da Gama, vem a expansão. A Faculdade de Ciências Jurídicas aparece em 1954, e 4 anos depois a dívida com os credores é liquidada. Entre tantas carreiras, o valorizado curso de Medicina abre em 1964. A Universidade é finalmente reconhecida em 1972. Em 1974 temos a construção do campus como o conhecemos por último (fotos 7 e 8). Frutos também das boas relações de Gama Filho com os militares...
Uma universidade suburbana defronte ao trem, que oferecia serviços diversos e tinha no esporte a sua grande vocação. Recebeu gente graúda, como Mark Spitz na nova piscina, e formou milhares de pessoas através de dedicados professores. Hoje, vemos as ruínas avançarem a cada dia sobre a memória construída ao longo de tantos anos. O patrimônio material se perde, mas se tem algo que fica... é a Educação! Parabéns, professores!