TIA CHIMBA DA RUA AQUIDABÃ no samba dos prazeres
Os espaços da religiosidade de matrizes africanas na cidade do Rio de Janeiro tinham nos subúrbios da Central um dos eixos de saída, quando aumentou a repressão policial nos terreiros mais próximos à Central. O código penal de 1890 previa a punição para o "espiritismo, a magia e seus sortilégios [feitiçaria]", e a Federação Espírita Brasileira, bastante presente no Meyer do Dr. Dias da Cruz, reforçava o termo "baixo espiritismo", que aparecia nos jornais da época também com outros adjetivos pejorativos que trabalhavam duro pra criar a narrativa racista de malevolência das pessoas pretas envolvidas.
Em 1908, o jornal O Subúrbio, que tinha redação na estação do Meyer, tinha o policial Cruz Sobrinho como chefe de redação. E suas coberturas datenescas das batidas policiais em casas da Rua Aquidabã, n. 11, tinham como alvo Tia Chimba, mãe de santo da Serra dos Pretos Forros, e prometiam perseguição onde quer que fosse (fotos 2, 3 e 4).
Em 1915, o "A Época" mantém a linguagem agressiva do jornal anterior ao se referir às afro-religiosisades, com repórteres "infiltrados". No Meyer, foi noticiado o falecimento de Tia Chimba, e era denunciado a profusão de pessoas que se diziam sucessoras, tamanha a influência local (fotos 5 e 6).
Em 1932, Heitor dos Prazeres compôs "Tia Chimba" (áudio na ft. 7) onde narrava a repressão policial durante um dia no terreiro do Meyer:
🎼
"A Tia Chimba de lá do alto do morro / na terra do preto forro / eu fui lá pra macumbar / arreneguei-me no pé da ladeira / me atirei na capoeira / me sentei pra descansar [...] 5 soldados, 4 cabos e 1 sargento passou tudo lá pra dentro com carabina na mão / no tiroteio subiu tanto da poeira de tão forte a fumaceira parecia serração".
🎼
Heitor dos Prazeres é um dos maiores nomes da "Pequena África" (ou seríamos tudo uma Grande África?), como se chamava, da Praça Onze e também pintou quadros onde os morros eram retratados em suas coloridas essências!
#meier #meyer #zn #rio #zonanorte #suburbano #suburbio #riodejaneiro #geografia #historia #bairros #grandemeier #inhauma #pilares #engenhonovo #engenhodedentro #engenhao #todosossantos #cachambi #lins #historiaurbana #bondes #suburbana #rioantigo #suburbiocarioca