ÁGUA SANTA CRUZ
⛲
Todo mundo já direcionou à direita algum olhar desolado diante da fila do exorbitante pedágio da Linha Amarela no sentido Centro, e se deparou com uma bela casa em estilo belga. Ela ainda é parte da sede da empresa de envasamento de água mineral Santa Cruz.
🦁
Aquele trecho da Linha Amarela fazia parte da Serra de Inácio Dias, onde havia diversos roçados de origens quilombolas dos Pretos Forros. O casarão foi construído na década de 1850 e sua fonte de água hidromineral foi reconhecida em 1888, sendo a 2ª do estado (a 1ª é em Paraíba do Sul). Também pelas mãos e mentes pretas da Serra, Domingos Camões iniciou o empreendimento de envasamento em 1909, entoando os primeiros gritos de "OH AGUA MINERAL" do Rio, com o acréscimo do "ÁGUA SANTA QUE TUDO CURA" para realçar os seus benefícios para a saúde do Eng. Novo a Cascadura. E vez de barriletes de madeira, garrafas de vinho reaproveitadas de 5l, ao custo de 5 réis. As 3 fontes que ainda existem, e o lago da Pedreira Santa Luzia, que não existe mais, foram compradas por imigrantes portugueses para a criação da empresa Água Santa Cruz em 1914. Domingos diz-se que viveu por 104 anos. Um atestado de qualidade da água santa!
⚽
A reportagem do jornal O Paiz (01/07/1930) apresenta a visita da delegação do Brasil para a Copa de 1930 no mês seguinte, uma vez que a empresa Água Santa Cruz seria a fornecedora do precioso líquido ao scratch brasileiro no Uruguai. Perdemos, mas não se pode botar a culpa na água. Nas duas últimas fotos, o aspecto de Água Santa na mesma década de 30 da reportagem, altura do final da rua Monteiro da Luz. A empresa ainda funciona no mesmo local e ganhou destaque como alternativa à água de geosmina fecal da Cedae em 2020...
Obs.: Existe um plano de formação de Parque Ecológico no local, aprovado na Câmara Municipal em 2000, mas nunca implementado.