HOSPITAL NAVAL MARCÍLIO DIAS
Aaah, os salubres e aprazíveis ares da Bocca do Mato. No início do século XX, a "Suíça suburbana" era ideal para a recuperação de enfermos. A Primeira Dama do Presidente Washington Luiz, Sophia de Barros, liderou uma campanha de arrecadação de fundos para a Casa Mantenedora Marcílio Dias, instituição filantrópica fundada em 1926 no Club Naval pelas esposas de oficiais da Marinha para o oferecimentos de serviços sociais, inicialmente de educação, e posteriormente também de saúde, às famílias de sub-oficiais e "praças da Armada".
.
Para começar as obras da futura sede, a Casa Marcilio Dias na rua Cesar Zama, recolhimentos eram feitos nas ruas, às portas dos prédios públicos do DF, em banquetes e eventos realizados pela e para as restritas redes sociais do oficialato. De todos os eventos, se destacavam os festivais do Theatro Municipal do Rio, onde as convidadas desfilavam ousados e inventivos trajes pelas escadarias. As útlimas fotos mostram os vários figurinos utilizados nos ufanistas espetáculos produzidos e realizados pela própria comunidade de oficiais, suboficiais e familiares. Quem é Met Gala perto disso?
.
As obras em 1928 contaram com a presença do Presidente Washington Luiz, e a pedra fundamental foi instalada pela enxadada inicial da Primeira Dama (foto 5). O prédio principal, com fachada neocolonial, está lá até hoje na mesma César Zama. Mas a instituição cresceu ao longo dos anos. Em 1939 passou a abrigar o Instituto Naval de Biologia, e a partir dos anos 1940 a construção dos novos pavilhões. Nos anos 70, vieram novas expansões verticalizadas até chegarem no patamar atual, e em 1980 adotou o nome que vinga até hoje: Hospital Naval Marcilio Dias.
.
Em 1987, após o incidente radioativo com o Césio-137 em Goiânia, o Marcilio Dias recebeu 14 das vítimas em estado grave, tendo 4 óbitos entre elas. Hoje também atua na pesquisa médica com sua Escola de Saúde e Instituto de Pesquisas Biomédicas, sendo considerado um dos mais avançados complexos hospitalares do Brasil atualmente. Teve um importante papel na pandemia de Covid-19, tanto no tratamento quanto nas pesquisas, que tiveram investimento conjunto com a Faperj.
.