HELIO DELMIRO, O VIOLÃO DO MÉIER
No mês de maio comemoramos o aniversário de 76 anos do cidadão do Méier, Hélio Delmiro!
Nomeado Hélio por ter nascido num eclipse de 20 de maio de 47, cresceu numa casa tipicamente suburbana da rua Barão de São Borja. Essa rua deve ter ouvido, da janela de seu quarto, os primeiros dedilhados de "Brasileirinho" quando tinha 12 anos, em um cavaco encontrado pelo irmão na Central do Brasil. Com um corda só! Era só o que precisava. Em 61, com 14 anos, já era profissional e integrava conjuntos de bailes.
.
Cada baile, um novo convite, novos contatos. Hélio assombrava a todos com uma sonoridade única, chamando a atenção dos grandes músicos que faziam parte das bandas daqueles que recebiam a maior parte dos holofotes: os intérpretes. No auge da Bossa Nova, Hélio enveredou pelo #Jazz que também tomava as boates e salões do Rio de Janeiro.
.
Quando entrou no Clube do Jazz, passou a ocupar o principal panteão brasileiro desse estilo. Fundou o seu Fórmula 7, e dividiu palcos com todos os grandes nomes do país, e alguns do exterior. Tudo com 20 e poucos anos!
.
Nos anos 70, acompanhou Elis Regina (com ela no prestigiado Festival de #Montreux, Suíça, em 79, na foto3), e participou do famoso Elis & Tom. Esteve com João Nogueira e Clara Nunes no Clube do Samba, pra onde ia andando de sua casa, a 300 m de distância. Gravou um álbum com a estrela do Jazz americano dos anos 40, Sarah Vaughan (foto7), e excursionou com a antiga rainha do rádio Marlene.
.
Nos anos 1990, se aproximou da Igreja Universal, onde abriu sua gravadora. Se desligou, mas manteve as atividades religiosas como pastor, fato que considerava tê-lo afastado da cena desde então. Vaughan, quando gravou com ele, disse que "se fosse americano, seria considerado um dos maiores guitarristas do mundo". De fato, Hélio teve mais sucesso fora do Brasil do que nele, onde tb foi o violão dos shows e gravações de Milton #Bituca Nascimento.
.
Helio tocava no alpendre de sua casa na Barão, e dava aulas aos vizinhos. Assim conheceu Moacyr Luz (foto9), Moa, a quem apadrinhou. Bote aí pra ouvir um Hélio ou Formula7, caso não conheça. É mais um que o #Méier lançou ao 🌎! #EmbaixadaMeyer